Fundada em 9 de julho de 1994, a famosa Linha Turismo da capital paranaense completa 29 anos neste domingo (9). Em quase três décadas de funcionamento, mais de 11 milhões de pessoas embarcaram nos ônibus que passam por 26 pontos turísticos de Curitiba, segundo a Urbs.

Entre janeiro e maio deste ano, a Linha Turismo já foi utilizada por mais de 76 mil pessoas, conforme o Instituto Municipal de Turismo (IMT). Isso aponta um crescimento de quase 23% em relação ao ano passado, quando foram contabilizados cerca de 62 mil embarques, no mesmo período de 2022.

No início, os ônibus eram mais simples, chamados de jardineiras. Com o passar do tempo e o aumento da demanda, o serviço foi modernizado e atualmente a maior parte dos ônibus é double-deck, com dois andares.

O passeio completo, sem descer do ônibus, dura cerca de três horas para percorrer aproximadamente 48 km. O ponto de partida fica em frente à Rua 24 horas, na Visconde de Nácar, no Centro, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos pelos quais o ônibus passa a cada 30 minutos. Para percorrer a rota, que passa por 26 pontos de atração de Curitiba, o passageiro adquire um cartão-turismo individual, que custa R$ 50,00 e dá direito a embarques ilimitados na linha, em um período de 24 horas, após a primeira utilização. Com essa liberdade de acesso, o turista pode escolher em quais atrações vai desembarcar e dedicar mais tempo para visitar.

O serviço funciona regularmente de terça a domingo, das 08h30 às 17h. E para comemorar o aniversário, neste mês de julho os ônibus vão circular todos os dias no horário regular, das 8h30 às 17h. Esse já é um procedimento adotado pela Urbs nos períodos de férias escolares, no mês de julho e também de dezembro a fevereiro, época que conta com a maior presença de turistas na capital paranaense.

Os veículos têm ocupação máxima de 65 passageiros sentados e passam por locais famosos, como Jardim Botânico, Ópera de Arame, Museu Oscar Niemeyer, Parque Tanguá, entre outros locais.

Com informações da assessoria