A linha de ônibus que liga Antonina a Guaraqueçaba voltou a operar nesta semana, mas em caráter experimental segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR). Em acordo com a empresa Viação Graciosa, será realizada uma pesquisa detalhada quanto à utilização da linha pelos usuários. As informações serão utilizadas na busca por uma solução definitiva para o transporte entre os municípios.

De acordo com o DER, a pesquisa vai durar algumas semanas, período durante o qual a linha permanece em atividade na categoria rodoviária. A ideia é verificar a possibilidade de manutenção com horários reduzidos, ou se um serviço de fretamento contratado pelo município ou associação de moradores atenderia melhor a demanda dos usuários.

O DER informou à CBN Curitiba que na próxima semana realiza a abertura dos envelopes com propostas de preços do edital para contratar serviços de manutenção e conservação da PR-405, ligação de Guaraqueçaba com a PR-340 (Antonina).

O investimento previsto é de R$ 6,5 milhões, para executar, por dois anos, serviços de regularização do leito da rodovia, melhorias no subleito, cascalhamento, execução de bueiros tubulares de concreto, escavação de valas, escavação para saída de água, e outras soluções para garantir melhores condições de trafegabilidade para os usuários, e a drenagem de águas da chuva e de córregos.