A 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) concedeu nesta quinta-feira (10) uma liminar favorável à presença da torcida organizada Os Fanáticos em eventos esportivos. Com esta medida, integrantes da facção podem assistir aos jogos do Athletico a começar pelo desta quinta, diante do Criciúma, às 19h, na Ligga Arena, desde que não estejam caracterizados. Ou seja, não são permitidos materiais como faixas e bumbos que tenham a identificação da Fanáticos.

A liminar foi solicitada pelo advogado Alberto Goldstein, que representa a Fanáticos, porque o Ministério Público do Paraná (MPPR) conseguiu no dia 1º deste mês, também através de uma liminar, o veto de três torcidas organizadas nos estádios, devido a casos de violência. Os torcedores que se envolveram em brigas e que já foram identificados continuam proibidos de frequentar estádios, já que respondem de forma individual à Justiça.

Além da Fanáticos, suspensa por quinze meses, a proibição atingiu a Os Palhaços, também formada por atleticanos, e a Fúria Independente, de torcedores do Paraná. Para estas facções, que também podem recorrer da punição, a proibição é de um ano.

Os registros de violência se referem aos clássicos disputados em janeiro pelo Campeonato Paranaense: Athletico x Paraná, dia 11, na Ligga Arena, e Coritiba x Athletico, dia 25.