As obras do projeto Ligeirão Leste/Oeste chegam à região central de Curitiba neste mês de setembro, e terão início pela avenida Presidente Affonso Camargo, em frente a Rodoferroviária.

O trecho fica localizado entre o Viaduto Capanema e o cruzamento com a rua Mariano Torres. Além da Affonso Camargo, o chamado lote 2.3 de requalificação também inclui um trecho da avenida Sete de Setembro, e deve ficar pronto em 15 meses, ou seja, até o final de 2026.

Outras duas etapas do lote vão ocorrer a partir do ano que vem, primeiro na própria Sete entre a Marechal Floriano Peixoto e a rua Tibagi, e na sequência a revitalização do largo Baden Powell, na altura da rua Mariano Torres.

As obras na região da praça Eufrásio Correia, onde tem um shopping e outras unidades comerciais, serão feitas no início do ano que vem. Segundo Márcio Teixeira, coordenador-geral da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), o objetivo é tentar minimizar os impactos no comércio com as obras em um período de menor circulação de pessoas em Curitiba.

As obras incluem pavimentação em concreto nas canaletas dos ônibus biarticulados, reforma das estações-tubo, melhorias nas calçadas com acessibilidade, além de novas iluminações e sinalizações.


SAIBA MAIS:


No caso das reformas de estações-tubo, elas terão que ficar desativadas durante parte do período de obras. Uma estação ficará desativada por vez e a mais próxima dela deve receber os passageiros, como já ocorre em outros pontos da cidade.

Ligeirão Leste/Oeste

O projeto do novo BRT, Ligeirão Leste/Oeste, prevê que os ônibus biarticulados percorram o trecho entre o Terminal de Pinhais e a estação-tubo CIC Norte em 14 paradas. Por isso, mais de 20 quilômetros de infraestrutura serão requalificados, com a reforma de 34 estações e cinco terminais.

O custo é de US$ 75 milhões e tem financiamento internacional do New Development Bank (NDB).

Por Johan Gaissler