O andamento dos projetos de revitalização da orla de Pontal do Paraná, no litoral, que já contam com Licença Prévia emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT), serão detalhados neste sábado (22), pelo Governo do Estado. A primeira intervenção consiste na revitalização urbanística de parte da orla do município, que vai ganhar calçamento, faixa para corrida, ciclovia, quiosques, lounges urbanos, sinalização horizontal e vertical, passarela para pedestres, dispositivos de acessibilidade e paisagismo ao longo de 3,66 quilômetros, entre os balneários de Monções e Canoas.

Serão anunciados também detalhes da obra que possibilita a modernização e ampliação do Molhe e da Guia de Corrente, localizados na desembocadura do Canal Artificial do Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS), no balneário de Pontal do Sul, também em Pontal do Paraná. A ação prevê nova cota de coroamento para evitar galgamentos (quando a água do rio invade a estrutura de contenção), ampliação da largura para passagem de maquinário, ajuste dos taludes, alteração no comprimento e implementação do headland.

O investimento total por parte do Governo do Estado nas obras está estimado em cerca R$ 45 milhões. Os anteprojetos estão em fase final de construção e as licitações devem acontecer neste ano, também pelo IAT.