Nesta terça-feira (1), o Athletico perdeu para o Bolívar, de virada, por 3 a 1, no primeiro jogo das oitavas-de-final da Libertadores, sentindo o efeito da altitude no estádio Hernando Siles, em Laz Paz, cidade que fica 3.600 metros acima do nível do mar. No segundo confronto, na próxima terça-feira (8), às 21h, na Ligga Arena, o Furacão vai precisar vencer: por dois gols de diferença, força uma disputa de pênaltis; por três ou mais de vantagem, garante a classificação no tempo normal.

O time comandado pelo técnico Wesley Carvalho abriu a contagem aos oito minutos, após boa jogada de Vitor Roque, que passou por dois adversários e cruzou para Erick, que dominou na área e finalizou rasteiro.

O Bolívar empatou aos doze, quando Ronnie Fernández encerrou um contra-ataque, marcando na saída do goleiro Bento. Aos 26, Ronnie também deu a assistência do segundo gol, marcado por Berajarano, que chutou cruzado. Ainda no primeiro tempo, Bento impediu mais um gol de Fernández, que cabeceou forte.

Na segunda etapa, o Bolívar pressionou mais. Disparos de Villamil e Justiniano pararam na trave e, aos 30, Ronnie Fernández fechou o placar, de cabeça. Quando estava 2 a 1, o time paranaense pediu pênalti após toque no braço de um adversário, mas nada foi marcado.

No próximo sábado (5), o Athletico encara o Santos, as 16h, pela Série A do Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro, em Santos.