Em Curitiba, nas últimas semanas, o calor acima da média tem castigado a população e assim como o Rio de Janeiro, a cidade está na rota de grandes shows, o que levanta uma preocupação com a morte trágica de uma jovem no último sábado (18), no estádio Engenhão, na capital fluminense. A causa ainda está sob investigação, mas existe a possibilidade de ter sido causada pelo calor excessivo.
Com esse alerta, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Paraná (Sejuf), por meio do Procon, vai convocar empresas que organizam grandes eventos em todo o estado. A finalidade é garantir o cumprimento da Portaria da Secretaria Nacional do Consumidor, que estabelece medidas que assegurem a saúde do público em eventos que reúnam muitas pessoas, como shows, em dias de muito calor, como explicou a diretora do Procon Paraná, Claudia Silvano.
SAIBA MAIS:
• Segurança em bares e casas noturnas: saiba o que há na legislação em Curitiba e o que deve ser feito
O secretário estadual da Justiça e Cidadania, Santin Roveda, falou que o ocorrido no Rio de Janeiro chamou a atenção de todos e requer medidas para que a situação não se repita em outros eventos.
Garantir saúde e segurança, especialmente em dias de muito calor, são as prioridades para que o público possa desfrutar de grandes eventos sem maiores intercorrências. A Portaria do governo federal obriga a instalação de bebedouros de fácil acesso a todos, sem custos adicionais aos frequentadores.
Outro ponto importante é a garantia de uma estrutura para resgatar pessoas que, eventualmente, venham a sentir algum mal-estar e precisem de atendimento médico.