Um levantamento feito pela Serasa Experian revela que a inadimplência alcançou 5,84 milhões de empresas em setembro deste ano. O aumento de 0,1% em comparação a agosto foi motivado, principalmente, pelo setor de Serviços, que representou a maior parcela dentre os negativados (51,7%). Entre os motivos para deixar de pagar as dívidas e entrar para a lista dos nomes negativados, estão a inflação e a alta da taxa de juros. De acordo com o consultor do Sebrae, João Luis Moura, a situação se agravou com a pandemia.

O número de micro e pequenas empresas inadimplentes aumentou. Em agosto eram 5 milhões, 339 mil, 564 estabelecimentos. Em setembro, passou para 5 milhões, 341 mil 462. Para João Luiz, algumas medidas podem ser tomadas para que os problemas não se agravem.

Para ajudar a deixar a conta de novo no azul, a Serasa Experian e o Sebrae firmaram uma parceria e criaram a plataforma Aprenda, que dá dicas de gestão das finanças e do crédito. Os empreendedores também encontram outros temas de interesse como prevenção a fraudes, métodos de cobrança e marketing de vendas. Todos os donos de micro e pequenos negócios podem se beneficiar dos conteúdos pelo site: www.aprendaserasaesebrae.com.br