O governador Ratinho Junior (PSD) assinou nesta segunda-feira (20) decreto de nomeação de Leticia Ferreira da Silva para o cargo de desembargadora no Tribunal de Justiça do Paraná. Letícia, que já esteve na controladoria-geral e na procuradoria-geral do Estado, foi a mais votada pelo Pleno do TJ para formação da lista tríplice, encaminhada ao governo na semana passada. Ela recebeu 96 votos contra 89 de Francisco Augusto Zardo Guedes e 69 de Helena de Toledo Coelho.
Os três concorreram dentro do chamado quinto constitucional, da OAB-PR. É um mecanismo de democratização previsto na Constituição Federal. Ele garante que uma em cada cinco vagas abertas no Poder Judiciário seja preenchida por representante que não seja magistrado de carreira. Dentre nove nomeações feitas por Ratinho Jr desde 2019, Leticia Ferreira da Silva é a quarta mulher indicada dentro dessa política.
A nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná é formada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e iniciou carreira em 1996. Foi integrante do Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) no biênio 2011/2013. Também coordenou o Grupo Estratégico de Recuperação de Ativos (GERA), criado em 2016, e participou do Grupo Permanente de Análise Legislativa, a partir de 2017.
SAIBA MAIS:
Ela foi procuradora-chefe nas Procuradorias Regionais de Jacarezinho, Londrina e Maringá e, posteriormente, assumiu a Coordenadoria da Dívida Ativa na Procuradoria Fiscal. Ocupou, também, a função de procuradora-chefe da Coordenadoria de Assuntos Fiscais e atuou na área de projetos e coordenação da recuperação de créditos inscritos em dívida ativa e no contencioso fiscal.
Entre 2019 e 2023, Leticia Ferreira da Silva atuou como procuradora-geral do Estado e foi nomeada controladora-geral do Estado em 2024, cargo no qual permaneceu até junho deste ano.
Com informações da AEN.








