Em segunda votação nesta terça-feira (19) o projeto de lei que autoriza a compra de 70 ônibus elétricos pela prefeitura de Curitiba foi aprovado por 22 votos a 7. A medida autoriza que o município desembolse R$317 milhões para a compra dos veículos, que serão utilizados no sistema de transporte público da capital ainda em 2024.

O vereador e líder do governo da Câmara dos vereadores, Tico Kuzma (PSD), afirma que a medida foi necessária para atender a meta de reduzir a zero a emissão de carbono na capital até 2050. Quanto ao orçamento e de onde os valores serão retirados para bancar os gastos com a compra, Kuzma diz que a Secretaria de Finanças do município vai explicar no ano que vem.

A vereadora Indiara Barbosa (Novo), que propôs uma das quatro emendas aprovadas no projeto, destaca as determinações do novo texto, que segue para a sanção do prefeito Rafael Greca.

A medida deve ser sancionada ainda neste ano, para que o cronograma de compra dos ônibus elétricos tenha início no ano que vem, com a entrega do último lote previsto para agosto de 2024.