A Câmara Municipal de Curitiba retoma as sessões plenárias na terça-feira (1º). O prefeito da capital, Rafael Greca, e o vice-prefeito e secretário estadual de Cidades, Eduardo Pimentel, confirmaram a participação na sessão de abertura do segundo semestre de 2023, após o recesso parlamentar de julho. Por tradição, não haverá ordem do dia. A votação de projetos, indicações de sugestão ao Executivo e requerimentos será retomada na quarta (02).

Segundo o presidente da casa, vereador Marcelo Fachinello (Podemos), neste semestre será votado na Câmara o orçamento da cidade para 2024, além da discussão sobre o plano de cargos e carreiras dos servidores municipais.

O parlamentar afirma ainda que o período de recesso foi utilizado para aprofundamento das ideias sobre o tema.

No primeiro semestre deste ano, a Câmara Municipal protocolou mais de 270 indicações de sugestão ao Poder Executivo e também à Mesa Diretora do Legislativo. À Prefeitura de Curitiba, os vereadores acataram 258 propostas, além de 7 à gestão da Casa. Uma delas é a sugestão para que a administração municipal implante o Hospital Público Veterinário em área anexa ao Distrito de Manutenção Urbana do Pinheirinho.


Outra sugestão apresentada foi pela modernização do sistema de cobrança do Estacionamento Regulamento Eletrônico (EstaR) na capital.
mOutro tema, o qual gerou bastante debate entre os parlamentares, foi a possibilidade de mudança do restaurante do Programa Mesa Solidária, localizado na rua Barão do Cerro Azul, ao lado da praça Tiradentes, para outro ponto da capital paranaense.

Vale lembrar que, nesta semana, o legislativo estadual também retorna com as sessões plenárias.