As áreas de saúde, segurança, obras e educação correspondem a 62% das sugestões para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024. Os dados fazem parte de consulta pública no mês passado e foram apresentados nesta segunda (05) pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização.
A maioria das sugestões, 17%, foram para a área de saúde, o que corresponde a 239 das 1.384 indicações. Dentre os pedidos estão o aumento no número de profissionais e implantação de equipamentos de saúde, como destacou o presidente do colegiado, vereador Serginho do Posto (União).
Outra área de destaque foram as demandas para Segurança Pública. Dentre as sugestões estão o aumento no número de rondas da Guarda Municipal e Ampliação do efetivo da Guarda.
O montante estimado para a LDO de 2024 é de R$ 12,4 bilhões. A capital também espera contar com R$ 447,5 milhões para realizar investimentos.
Agora a Câmara deve fazer o parecer terminativo e aprovar a LDO até o dia 30 de junho.
A consulta pública teve a participação de 527 pessoas, 85,5% maior em relação a 2022. A Cidade Industrial de Curitiba (CIC) foi onde os moradores mais se mobilizaram, com 25,1% dos cidadãos que aderiram à consulta pública.
Em seguida, se destacaram as administrações regionais Portão e Boqueirão, com 22,8% e 19,3% das participações, respectivamente.
Por: Vinicius Bonato