O Athletico anunciou nesta terça-feira (15) a contratação do lateral direito argentino Gastón Benavídez, emprestado até o final do ano pelo Talleres, time da Argentina pelo qual disputou 151 partidas e marcou oito gols desde 2022. Este jogador de 29 anos é o décimo estrangeiro do atual elenco do rubro-negro paranaense.

A lista de estrangeiros do elenco do Athletico tem cinco colombianos (o lateral direito Hayen Palacios, o zagueiro Juan Felipe Aguirre e os atacantes Kevin Velasco, Kevin Viveros e Steven Mendoza), três argentinos (Gastón Benavídez, o lateral-esquerdo Lucas Esquivel e o meia Bruno Zapelli), um português (o zagueiro Tobias Figueiredo) e um ucraniano (o goleiro Maksym).

Sem limite

Não há um limite de contratações de jogadores estrangeiros no futebol brasileiro. Porém, nos jogos das competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cada time pode relacionar, no máximo, nove atletas de outros países.

Três laterais no departamento médico

A lateral direita, posição de Gastón Benavídez, tem sido problemática para o Athletico nesta temporada devido as lesões sofridas por Dudu, Madson (ambos na coxa) e Hayen Palacios (tornozelo). Em julho, Dudu completou quatro meses no departamento médico, Palacios dois e Madson um. Este último foi relacionado para apenas um jogo, contra o Remo, e ficou na reserva.

Com tantas ausências, o dono da posição passou a ser um lateral de 18 anos, que estava no sub-20 atleticano: Kauã disputou dez jogos e fez gol logo na estreia como titular, diante do Brusque. O rubro-negro venceu por 1 a 0, na Arena da Baixada, e avançou para as oitavas de final da Copa do Brasil.