Um prato de lagosta está roubando a cena no restaurante Cas.Cais Mar & Vinho, que, conforme o nome justifica, tem uma pegada básica ibérica, explorando os sabores daquele pedaço da Europa.
Com uma boa compra realizada (antes de iniciar o defeso, em dezembro) e estoque garantido para os próximos dias, o chef Eliseu Fernandes – também um dos sócios da casa – decidiu lançar um prato especial com o apreciado crustáceo, a Lagosta a la plancha.
O modo “a la plancha” de preparar é um clássico na Espanha (assim como Francis Mallman faz aqui na América do Sul). A alma de tudo é o fogo. Com toda a devida diferença de técnica e de estratégia, Eliseu Fernandes também sabe lidar bem com esse processo. Para polvo e outros pescados e agora também se dá muito bem com a lagosta. E se o Cas.Cais não dispõe de uma grelha sobre lenha – até mesmo por situar-se dentro de um shopping -, o processo todo é desenvolvido no char broiler, um equipamento bem parecido com a churrasqueira, por também possuir grelhas, que tem a vantagem do controle de temperatura e de não emitir fumaça, já que fonte de calor é a gás, mas a desvantagem de não passar, exatamente, o que defumado que a fumaça proporciona.
E é ali, no broiler, que o chef grelha e finaliza sua lagosta, que vai à mesa inteira, apenas aberta ao meio, para facilitar a retirada da carne na hora de servir. É acompanhada de fettuccine na manteiga, legumes grelhados (quase sempre brócolis, couve-flor e mini cenouras) e de batatas-bolinhas sautées (com opção de batatas fritas para os que desejarem).
Quer saber mais sobre o assunto? Então ouça a coluna CBN Sabores desta segunda-feira (1):
A Lagosta a la plancha integra agora o Menu Sugestão da casa, custa R$ 489 e serve muito bem duas pessoas. Com entradas, talvez três.
O cardápio do Cas.Cais é um dos melhores de Curitiba desde a recente inauguração da casa. Além das escolhas acertadas e inspiradas de Eliseu Fernandes, tem uma carta de vinhos bem ampla, especialmente de brancos e rosés (sim, alguns tintos também) – escolhida a dedo pelo sommelier Ronaldo Bohnenstengel, também sócio da casa. De rosés, pelo que se sabe, é a maior carta que temos por aqui.
Aí é só escolher, harmonizar e aproveitar a melhor combinação de sabores possível!
O restaurante funciona todos os dias, em horário estendido, sem intervalos, ideal para um late lunch. Segunda a quinta, das 12h às 22h; sexta-feira e sábado, das 12h às 23h. domingo, das 12h às 20h – sem interrupção.
Na foto, o chef Eliseu Fernandes com as enormes lagostas da casa.
As reservas podem ser feitas através do telefone: (41) 99835.0214.
Cas.Cais Mar & Vinho
Avenida do Batel, 1868 – Batel
Pátio Batel, Piso L3
Instagram: @cascais.marevinho