O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) reforçou nesta sexta-feira (22) que é falsa a informação que circula nas redes sociais de que a Justiça Eleitoral estaria cancelando os títulos do eleitorado com mais de 70 anos.

O TRE-PR informa que o eleitor com mais de 70 anos, para quem o voto é facultativo, somente tem o seu título cancelado se houve revisão do eleitorado na sua cidade e a pessoa não compareceu na época.

Essas revisões acontecem, de acordo com o Tribunal, para verificar se aquelas pessoas continuam votando e atualizar os dados do cadastro eleitoral. Na última década, o principal objetivo das revisões foi realizar a identificação biométrica do eleitorado, conforme o TRE. No entanto, em razão da pandemia de Covid-19, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu os efeitos do cancelamento para o eleitorado dos municípios que passaram por revisão biométrica em 2019. A medida beneficiou 141.992 pessoas em 120 cidades no Paraná.

Já as pessoas que estão com o título cancelado por não votar nem justificar ou pagar a multa em três eleições consecutivas – considerando cada turno uma eleição – devem regularizar a situação até o dia 4 de maio para votar nas Eleições 2022. Tudo pode ser feito pela internet.

Quem tem mais de 70 anos não sofre penalização se não votar nem justificar após completar esta idade. Não há cobrança de multa para eleitoras e eleitores facultativos.
Em caso de dúvidas, fale com o Disque-Eleitor do TRE-PR no 0800-640-8400, acesse o Balcão Virtual ou entre em contato por e-mail ou WhatsApp com a sua zona eleitoral.

Biometria
O eleitorado que não teve a biometria coletada durante a pandemia, quando o atendimento acontecia de forma exclusivamente on-line, poderá votar normalmente. A coleta das digitais, da assinatura eletrônica e da fotografia.

A coleta das digitais, da assinatura eletrônica e da fotografia continua suspensa em todo o país por questões sanitárias.
Para votar, o eleitor deve estar com a situação regular no cadastro eleitoral.

Por: redação com assessoria