A programação de Natal de Curitiba abre espaço para a mais antiga manifestação musical do Ocidente, o canto gregoriano. Na próxima segunda-feira (19), às 20h, o cantor Juliano Ravanello faz única apresentação na Catedral São João Batista – Metropolia Católica Ucraniana, no bairro Água Verde.
O repertório selecionado por Juliano conta com os sete cantos do seu mais novo trabalho, o quarto da sua carreira, “Illuminare: Gregorian Chants” (confira o programa abaixo), lançado no início de dezembro nas plataformas digitais. Segundo o cantor, seu trabalho com o canto gregoriano tem como base os ensinamentos cristãos, acompanhados dos salmos judaicos e das palavras dos profetas, ou seja, do Antigo e do Novo Testamento das Sagradas Escrituras, além de um sentimento profundo conhecimento da música erudita em geral e sua aplicação artística.
“O Canto Gregoriano dirige-se ao que há de mais profundo dentro da alma. É por isso que atrai as almas amantes da beleza e do sagrado. Traz consigo uma graça própria que é a de nos introduzir de modo único no coração do mistério, na contemplação”, define Juliano
Trajetória
Natural de União da Vitória, Ravanello trabalha a reinterpretação do canto gregoriano a partir de uma busca constante da melhor maneira de traduzir esta identidade milenar para os dias atuais. Seu encontro com esse estilo aconteceu durante a visita a Basílica Santa Maria Maggiore, em Roma, quando ouviu o cântico Salve Regina. A partir de então, aprofundou seus estudos em Israel e na Índia. Entre 2009/2010, o cantor desenvolve e produz seu primeiro CD de música sacra. Em 2014, Juliano Ravanello lança seu segundo CD intitulado “Salve Regina”.
“Music of Silence” é o terceiro trabalho do artista paranaense. Gravado na Rússia, o álbum propõe a reinterpretação do canto gregoriano, através de sua fusão com a música clássica. Em seu repertório, cantos tradicionais, cantados em latim, com roupagem e referências contemporâneas de artistas como Andrea Bocelli e Hans Zimmer, nas formações e nos arranjos orquestrais do maestro Maycon Ananias.
Em entrevista ao vivo à jornalista Andressa Tavares no jornal deste sábado (17), o cantor falou sobre a história e as características do canto gregoriano. Ravanello contou, ainda, sobre quando se descobriu na música e o momento em que se encontrou no canto gregoriano.
Confira na íntegra o bate-papo, com convite especial para apresentação aos ouvintes/leitores/ seguidores da CBN Curitiba.
Ouça um pouco da arte de Ravanello:
S E R V I Ç O:
Concerto de Lançamento do álbum “ILLUMINARE: Gregorian Chants”
Data: segunda-feira, 19 de dezembro de 2022
Hora: 20h
Local: Catedral São João Batista – Metropolia Católica Ucraniana
Endereço: Av. Pres. Kennedy, 3000, entrada pela Rua Maranhão, 1197 – Água Verde
Entrada Franca
Não haverá distribuição prévia de ingressos.
Duração: 1h
Instagram: @julianoravanellomusic
Produção: Trento Edições Culturais e Unicultura
Patrocínio: Ravanello Grupo, Postos Rudnick e Randon Rodoparaná
Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal
Para ouvir visite: https://berger.lnk.to/BUquaH
PROGRAMA
1. Hino Cristológico (Filipenses 2, 5-11)
2. Hosanna Filio David
(Séc IV)
(Mateus 21:9 e salmo 117: 1, 22 e 23)
3. Santo é o Senhor nosso Deus (Salmo 98, 99)
4. Todas as Gerações
(Antífona retirada do Magnificat com estrofes de Salomão)
5. Guardai-me ó Deus
(Salmo 15)
6. Te Joseph Celebrent
(Séc XVII)
7. Pai Nosso (Aramaico)
Por Redação com Assessoria