Neste domingo (23), Curitiba perdeu uma de suas figuras mais icônicas e queridas: Julian Tadeusz Kavalec, conhecido carinhosamente como o “Rei do Pierogi”. Aos 70 anos, o feirante estava internado no Hospital Nossa Senhora das Graças, no bairro Mercês, onde tratava um câncer.

O corpo do empresário está sendo velado na Paróquia São Vicente de Paulo, na Avenida Jaime Reis, nº 531.

Nesta segunda-feira (24), haverá uma missa, às 15h, e o sepultamento está previsto para às 17h no cemitério da Paróquia Santo Antônio de Orleans, na Rua Professor João Falarz, nº 700.

Rei do Pierogi

Julian Tadeusz era conhecido pelo delicioso pierogi, pastelzinho polonês em formato de meia-lua recheado de ricota com batata, e pelos sonhos de massa caseira com recheio de creme, goiabada e doce de leite.

Ao lado de sua esposa, Maria Kavalec, o polonês veio para o Paraná aos 27 anos. E Passou mais de 30 anos vendendo pierogis nas feiras de Curitiba.

O “Rei do Pierogi”, título que lhe foi carinhosamente atribuído pelos clientes e amigos, não se limitava apenas a servir comida; ele criava experiências. Seu restaurante, ponto de encontro de gerações, era um espaço onde as histórias fluíam tão livremente quanto o aroma tentador de seus pratos.

Aos 70 anos, Julian Tadeusz Kavalec deixa um legado que transcende a culinária: ele deixa memórias de sabor, generosidade e paixão por compartilhar sua cultura.

Por: Nasidi Cerqueira com supervisao de Lucian Pichetti