Nos últimos tempos, a causa animal ganhou mais discussões para proporcionar qualidade de vida e também leis mais severas para combater os maus-tratos contra os animais. No Paraná, a Delegacia de Meio Ambiente e Proteção Animal (DPMA) faz campanhas e um trabalho constante de conscientização para a população.

O titular da Delegacia de Meio Ambiente e Proteção Animal, Guilherme Dias, afirmou que existe uma força-tarefa, tanto para animais domésticos como para animais silvestres, e essas ações são intensificadas no mês de julho.

De acordo com o delegado, as denúncias de maus-tratos, tanto as que envolvem cães e gatos e as relacionadas a animais silvestres, são bem expressivas, mas nem todas podem ser atendidas.

Guilherme Dias explicou que a lei endureceu as penas para quem se enquadra no crime de maus-tratos contra animais.

O delegado explicou que quem cometer esse tipo de crime pode ser preso em flagrante. Ele lamentou que a lei que alterou as penas abrange apenas situações que envolvem cães e gatos.

O mês Julho Dourado alerta para a preservação da vida dos animais, conforme enfatizou o delegado.

Quem quiser fazer denúncia de maus-tratos contra qualquer espécie de animal pode entrar em contato, de forma anônima, pelo disque-denúncia 181 ou pelo site www.181.pr.gov.br