Os jovens paranaenses também marcaram presença na COP 30, em Belém. As novas gerações já estão inseridas nos debates sobre as mudanças climáticas. Na conferência internacional, eles participaram de palestras, encontros e programações oficiais e paralelas. A ideia era mostrar a visão dos jovens sobre o futuro do planeta, assim como lembrar as demais gerações de que as consequências serão enfrentadas por eles. Estudantes e membros de diferentes instituições não deixaram de chamar atenção para o que pensam.

Uma das iniciativas envolvendo estudantes paranaenses foi a de uma escola de Curitiba, que esteve representada pelas cartas escritas por 90 alunos sobre a importância da preservação ambiental. As cartas foram levadas até Belém no veleiro da Oceanpact, e recebidas pela Família Schurmann, amplamente envolvida com questões ambientais. Depois, as cartas foram entregues a líderes mundiais e autoridades presentes no evento.

A pedagoga e diretora da Escola Pedro Apóstolo, Carolina Paschoal, conta como surgiu a iniciativa.

A articulação dos jovens chamou atenção de quem estava na COP. E especialistas destacaram como a educação é um meio poderoso para concretizar mudanças.


SAIBAMAIS


Já o Marista Brasil realizou a sua própria COP, nas dependências do Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré. O evento reuniu estudantes de todo o país, incluindo os colégios localizados no Paraná. A iniciativa ocorreu juntamente com o Observatório Marista do Clima, segundo o Irmão Paulo Henrique Oliveira Soares – conhecido cmo Irmão Paulinho -, gerente de Identidade Missão do Marista Brasil.

Uma atividades dos estudantes foi uma visita à Zona Verde, área aberta ao público na COP 30. O professor Luciano Mezzaroba, do Colégio Marista de Cascavel, salientou a importância dessa vivência.

Empresas paranaenses

O Paraná também esteve representado por universidades, instituições da sociedade civil e empresas público e privadas. Uma delas foi a Tetra Pak, que participou de ações de distribuição de água e apresentou soluções e projetos em diferentes eventos dentro da COP. Valeria Michel, diretora de Sustentabilidade no Brasil e Cone Sul da Tetra Pak, destacou a economia circular nos debates em Belém.

Uma iniciativa paranaense que capacita 75 pequenos produtores rurais paranaenses, em especial inseridos na agricultura familiar, dentro de uma produção sustentável, também foi apresentada na Zona Verde da COP 30. Segundo Naína Lopes, gerente de Qualidade e Sustentabilidade do Grupo Risotolândia, o projeto está ligado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A COP 30 deve terminar nesta sexta-feira (21).