Os consumidores de 26 a 40 anos são os mais endividados no Paraná, correspondendo a 36,3% do total. Os dados são do Mapa da Inadimplência da Serasa e também mostram que 41,3% da população adulta no estado estão inadimplentes, ou seja, com contas em atraso. Esse número corresponde a pouco mais de 3,7 milhões de paranaenses.

Apesar de se manter a frente do Rio Grande do Sul e Santa Catarina nos endividamentos, o número de paranaenses inadimplentes caiu 0.41% em novembro em relação ao mês anterior, com 33.890 paranaenses quitando as suas dívidas em novembro. O coordenador do Serasa, Gabriel Cantu, lembra que a inadimplência cresceu na maior parte de 2023.

A maior parte dos débitos é referente a pendências com bancos e cartões (25,77%). Em seguida, aparecem as com contas de gás, água e luz – (17,77%), financeiras e serviços (14,69%) e varejo (13,19%).

 

A principal preocupação com os cartões de crédito é a fatura. Quando em atraso, os bancos costumam realizar a cobrança do juros, o que pode ocasionar em uma dívida maior para o consumidor. O coordenador lembra que, apesar da facilidade, o cartão deve ser usado com consciência.

 

No caso da dificuldade para o pagamento, é possível renegociar algumas dívidas por meio de ações realizadas por bancos e também entidades oficiais.

No caso de contribuintes com pendências com a Receita Federal, é possível quitar dívidas tributárias sem multa ou juros até o dia 1º de abril por meio deste site.

A população também pode negociar dívidas com a Serasa, é preciso consultar o CPF por meio do site serasa.com.br.