Época de fim de ano, festas, férias, calor. Muita gente aproveita o momento para ir para as praias, piscinas, rios. Mas, é preciso cautela para evitar afogamentos.

De acordo com a capitã Thayane de Lima, do Corpo de Bombeiros do Paraná, o perfil das vítimas de afogamento se repete a cada verão: jovens do sexo masculino. Em entrevista à rádio CBN Curitiba nesta segunda-feira (26) ela reforçou os cuidados.

Outra orientação é buscar ajuda quando perceber que alguém está se afogando, e não tentar realizar o salvamento sozinho.

A mesma orientação serve para quem vai para rios e cachoeiras. Mas, algumas condições extras precisam ser observada, como a formação de trombas d’água.

Na manhã desta segunda-feira (26), por volta das 7h, o Corpo de Bombeiros de Matinhos foi acionado para atendimento a um afogamento na Praia Brava.

Testemunhas que estavam junto com a vítima informaram que se trata de um jovem de 18 anos, que submergiu logo após entrar no mar.

Outra situação recente é do adolescente que desapareceu no mar em Paranaguá, depois que o bote em que estava com outras pessoas, que conseguiram se salvar, naufragou – o grupo estaria transportando caranguejos.