Relatos da Embaixada Brasileira na Ucrânia mostram que vários brasileiros já conseguiram sair do país. Entre eles está o jogador de futebol Vitor Hugo Naum dos Santos, mais conhecido como Vitinho. O atacante, de 21 anos, paulista de São José dos Campos, foi revelado pelo Athletico Paranaense e desde agosto de 2021 é jogador do Dínamo de Kiev, da Ucrânia.
Vitinho já está em Curitiba. Ele desembarcou no aeroporto Afonso Pena na manhã desta terça-feira e o irmão, Welington Rodrigo da Silva, conta como foi essa chegada emocionante do jogador, esse reencontro com a família.

Welington conta como foi a saga do irmão que levou 3 dias para conseguir sair da Ucrânia.

O jogador Vitinho comenta rapidamente sobre o que vivenciou em Kiev nos últimos dias, pois ainda está bastante abalado.

O cineasta paranaense, Guto Pasko, é descendente de ucranianos. Nascido em Prudentópolis, ele conta como estão os parentes que moram no país do Leste Europeu.

Guto Pasko conta a situação dos amigos que estão em regiões mais próximas às áreas atacadas pelos russos.

O Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realiza a “Vigília pela Paz”, em solidariedade à Ucrânia, às 20h desta terça-feira, 1º de março.
A vigília é uma iniciativa dos missionários redentoristas que convidam todos os ucranianos, os descendentes, os devotos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e toda a comunidade para fazer parte dessa corrente de fraternidade e apoio às vítimas da guerra.