Os itens que fazem parte das ceias de fim ano tiveram um aumento de cerca de 20%, no acumulado dos últimos 12 meses. Ou seja, quem vai às compras este ano, deve sentir diferença na comparação com o mesmo período do ano passado. Foi o que afirmou o professor e economista Hugo Meza, que ainda destacou a alta significativa no preço de alguns produtos.

De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre os itens utilizados na ceia que mais subiram estão cebola (167%), batata-inglesa (29,92%), azeitona (9,7%), ovo (19,79%), frutas usadas na ceia (38%), maionese (29,92%), carne de frango (11,9%).

Em compensação a carne suína teve pouca alteração. Segundo o economista, o pernil suíno aumentou 0,64% e o lombo suíno apenas 0,13%.

Hugo Meza destacou que o salário dos brasileiros não acompanhou a alta dos preços e isso faz com que a ceia deste ano não seja parecida com a de 2021.

O economista explicou que a inflação é a maior responsável pela alta dos preços.

Mesmo esse aumento, em Curitiba, a movimentação em locais tradicionais para realizar as compras de produtos para a ceia, como o Mercado Municipal de Curitiba, estava intensa nesta terça-feira (20).

Segundo Ingrid Chotte, da banca Claudio’s, este ano o movimento está bem acima do registrado em 2021.

Eduardo Lopes Junior, da Banca da Júlia, falou sobre os produtos que mais tiveram aumento de preço.

Entre os clientes, muitos estão à procura de itens para a ceia e outras comemorações, como a corretora de imóveis Aline do Rocio Pereira.

A Digital Influencer, Bruna Bonetti, que foi acompanhar a amiga Aline, também aproveitou para fazer algumas compras para o Natal.

A sugestão para os consumidores continua sendo a boa e velha pesquisa de preços. Segundo especialistas, vale ficar atento para aproveitar promoções em supermercados e feiras, além de priorizar a compra de alimentos da estação para garantir um preço acessível.

Uma dica importante para quem vai às compras de Natal, é ficar atento ao movimento no entorno do Mercado Municipal, nesta terça-feira o trânsito estava bastante congestionado nas ruas que dão acesso ao local.