O Itamaraty confirmou que três brasileiros foram presos no aeroporto de Bangkok, na Tailândia. Entre eles está Jordi Vilsinski Beffa, de 24 anos, morador de Apucarana, no norte do Paraná. Os outros dois acusados por suspeita de tráfico internacional são Mary Hellen Coelho Silva, de 21 anos, de Pouso Alegre, Minas Gerais e o outro homem, de 27 anos, não teve nem o nome nem a cidade divulgados. De acordo com a nota, o grupo foi flagrado com 15 quilos e meio de cocaína, segundo as autoridades da Tailândia. O Itamaraty informou ainda, por meio da embaixada de Bangkok, que acompanha a situação e presta assistência aos brasileiros. Um audio que circula pela internet mostra o pedido de ajuda da jovem de 21 anos à família dela no Brasil. Mary Hellen Coelho Silva quer ser julgada no Brasil porque na Tailândia, o tráfico de drogas pode ser punido com pena de morte.

A nota do Itamaraty encerra informando que toda assistência cabível será fornecida, em conformidade com os tratados internacionais vigentes e com a legislação local. Existe muita dificuldade para conseguir mais detalhes junto às autoridades tailandesas. O que se sabe por enquanto é que os jovens teriam sido escalados para participar de um esquema internacional de tráfico de drogas e chegaram separados ao país, na última segunda-feira. O grupo saiu do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba com destino à Bangkok. Primeiro, desembarcaram o homem de 27 anos e a mulher de 21. Horas depois, o paranaense de 24 chegou e também foi preso. A droga estava escondida em compartimentos secretos nas malas dos passageiros.

Este não é o primeiro caso com repercussão nacional, envolvendo um paranaense. Em 2015, Rodrigo Gularte foi executado na Indonésia pelo crime de tráfico de drogas, depois de ficar 11 anos na prisão. Ele também foi flagrado no aeroporto com 6 quilos de cocaína escondidos dentro de pranchas de surfe.