Os contribuintes têm apenas mais quatro dias para fazer a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2024, que termina na sexta-feira, dia 31 de maio. No Paraná, já foram entregues mais de 84% das declarações esperadas para este ano, segundo a Receita Federal. Até o momento, de 2,8 milhões declarações previstas para 2024, cerca de 2,2 milhões de contribuintes já enviaram a documentação.

O professor dos programas de MBA em Contabilidade e Finanças da Universidade Positivo (UP), Marco Aurélio Pitta, disse que os contribuintes não devem deixar para o último dia.

Quem perder a data limite para enviar a declaração pode pagar multa mínima de aproximadamente R$ 165. Caso o contribuinte tenha valores de imposto de renda a pagar, pode ficar inadimplente e ser incluído na dívida ativa da Receita Federal. Além disso, o CPF fica com restrições e a pessoa não consegue participar de concursos públicos, renovar passaporte e até mesmo tomar uma linha de crédito no seu banco.

Outra dica do especialista é para que as pessoas prestem bastante atenção, principalmente na hora de preencher a declaração. É importante ter todos os documentos comprobatórios.

Marco Aurélio Pitta disse como o contribuinte, que fez uma declaração prévia ou faltando algum tipo de informação, pode fazer a retificação e fez algumas ressalvas.

A declaração pode ser feita pelo site do Centro Virtual de Atendimento e-CAC, pelo aplicativo para celular ou pelo programa da Receita Federal para computador.