Os contribuintes que estão com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2023 atrasado podem parcelar o valor pendente em até 12 vezes com o cartão de crédito com juros. O pagamento pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo de Serviços Rápidos da Receita Estadual.

Para o parcelamento, o pagamento deve corresponder ao valor total, ou seja, não é possível fazer o parcelamento de apenas uma parcela ainda em aberto, mas sim de todas que estiverem vencidas.

Nas empresas credenciadas é possível utilizar cartões das bandeiras Mastercard, Elo, Visa, American Express e Hipercard. Para verificar a tabela de juros aplicados por elas acesse AQUI.

Além disso, o IPVA pode ser pago à vista por meio de Guia de Recolhimento nos bancos credenciados, nas agências ou nos caixas automáticos dos bancos credenciados, via PIX e através do aplicativo de Serviços Rápidos da Receita Estadual.

 

IPVA

O IPVA é uma das principais fontes de arrecadação tributária do Estado, atrás apenas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

A falta de pagamento do IPVA impede a emissão do Certificado de Licenciamento do Registro do Veículo (CRLV), documento obrigatório para a circulação de automóveis, motocicletas, ônibus, caminhões e demais categorias automotoras.