A partir desta terça-feira (20), os contribuintes de Curitiba começam a receber os boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2024 pelos Correios ou podem emitir as guias pelo Curitiba App e pelo site da Prefeitura.

O prazo para pagamento à vista tem desconto de 10%. Ainda está disponível o parcelamento em até 10 vezes, com o vencimento da primeira parcela até o dia 20 de março e das demais parcelas no dia 20 dos meses subsequentes. O débito automático estará disponível a partir da primeira parcela.

Sérgio Luiz Primo, diretor de Rendas Imobiliárias da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, explica como o contribuinte pode ter acesso à segunda via.

Segundo a prefeitura, a correção do valor do IPTU segue a inflação acumulada de 4,68% no último ano, exceto para casos específicos.

Além disso, a Taxa de Coleta de Lixo (TCL) também será corrigida pela inflação. Para quem não tem acesso à internet, é possível emitir as guias no atendimento presencial.

Cerca de 14% dos 966.843 imóveis estão isentos do imposto neste ano. O prazo para impugnação do IPTU 2024 é até 20 de março, e canais de atendimento da prefeitura estão disponíveis para tirar dúvidas. O imposto é a segunda fonte de arrecadação do município, atrás do Imposto sobre Serviços (ISS)

*Com informações da Prefeitura de Curitiba