Mês a mês a CBN Curitiba acompanha a movimentação econômica e as taxas do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em julho o índice teve uma queda de 0,68%. Foi a menor taxa registrada desde o início da série histórica, iniciada em janeiro de 1980. No ano, o IPCA acumula alta de 4,77% e, nos últimos 12 meses, de 10,07%.

Em julho, Curitiba teve a segunda maior queda do índice geral de preços, com recuo de 1,41%, registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) nas capitais brasileira.

De acordo com o economista Daniel Poit, em julho, o recuo foi por conta da queda de preços verificado no grupo combustível e energia com -8,22%.

 

O Grupo Alimentação em Curitiba teve alta de 1,26% em julho, frente a junho, e no ano, de 10, 33%. Desde janeiro, comer em casa está 12,92% mais caro. A alta foi puxada principalmente pela farinha de trigo (27, 11%), batata-inglesa (37m 46%) e cebola (50,64%).

Mas, para os próximos meses esse setor deve ter uma melhoria, segundo o economista.

 

O especialista é otimista. Para os dois próximos meses é possível ter uma estabilização dos índices gerais.

 

A boa e velha pesquisa de preços é fundamental para passarmos esse período de alta da inflação dos produtos e serviços, principalmente no setor da alimentação.