As seis maiores cidades do Paraná apresentaram redução nos preços de alimentos e bebidas em dezembro de 2022, de acordo com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), que analisou a média de preço dos 35 itens alimentícios mais consumidos pelas famílias.
De acordo com o Ipardes, a maior queda do último mês aconteceu em Maringá, onde houve redução média de -0,92% nos preços, seguida por Curitiba (-0,88%). Dentre os 35 itens pesquisados, as principais altas de dezembro em Curitiba foram o pernil suíno, de 15,58%, e a maçã, 8,25%. Em sentido oposto, a banana-caturra e o peito de frango destacaram-se com as maiores quedas, de 25,92% e 7,38%, respectivamente.
O resultado de dezembro contribuiu para amenizar a inflação do ano no Paraná, que poderia se aproximar dos 16%, mas fechou em 15,08% no acumulado de 2022, na análise do Ipardes. O índice pode ser explicado por uma série de fatores que pressionaram os preços dos alimentos e bebidas entre 2021 e a metade de 2022. No último semestre, a melhora das condições climáticas ajudou a reequilibrar os estoques normais nos mercados, reduzindo a pressão inflacionária.