O inverno no Paraná terá poucas ondas de frio, de acordo com previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A estação começa nesta quarta-feira (21) e termina em 22 de setembro, e vai contar com o volume de chuvas dentro da média para o inverno.

Neste ano, a previsão é de nevoeiros e a temperatura média do ar deve ser próxima e acima da normalidade. Com a influência do fenômeno El Niño, vão existir também os veranicos, que são os períodos com vários dias consecutivos com tempo seco e quente.

As chuvas mal distribuídas e a geadas podem prejudicar o desenvolvimento e a colheita do milho segunda safra, vulnerável ao ataque de pragas e doenças como a cigarrinha do milho. Para que os danos sejam reduzidos, as plantações devem ser protegidas, com as mudas em viveiros e lavouras de café. Para hortaliças em canteiros e estufas, como as mudas de abacate e manga recém-plantadas, são indicadas medidas como aquecimento, irrigação ou cobertura. As granjas de aves e suínos também devem ser aquecidas.