O inverno começou e com ele a possibilidade de temperaturas ainda mais baixas. O clima de frio mais intenso pode desencadear diversos problemas de saúde, principalmente, aqueles que envolvem as vias respiratórias.

O frio chegou mais cedo em muitas cidades brasileiras e, em Curitiba, considerada a capital mais fria do país, não foi diferente. Junto com ele, aparecem também as conhecidas doenças do outono-inverno, como rinite alérgica, asma, sinusite, gripe e pneumonias, entre outras.

A médica e cirurgiã torácica, Katia Garbini, explica que nesse período as pessoas tendem a ficar em locais mais fechados, com menos circulação de ar e isso favorece a disseminação dos vírus respiratórios.

Após mais de dois anos de pandemia da Covid-19, outra doença que afeta, principalmente, as vias aéreas, as medidas de restrição foram relaxadas e, com isso, outros vírus voltaram a circular em maior intensidade, como o da gripe.

Katia Garbini lembra que, tanto as medidas não farmacológicas quanto a vacinação, são importantes para controlar a transmissão dessas doenças.