Com o término dos campeonatos estaduais, muitos clubes ficaram sem calendário já no terceiro mês do ano, o que os obrigou a liberar os atletas. Três dos quatro novos contratados do Paraná Clube vêm de equipes que passaram por esta situação: o goleiro Felipe, de 38 anos, o zagueiro Lucas Cezane, de 29, e o lateral-esquerdo César Morais, de 24, que estavam no futebol paulista. A exceção é o atacante Carlos Henrique, de 27 anos, ex-FC Cascavel.

Felipe e Lucas Cezane disputaram a segunda divisão do Campeonato Paulista por Taubaté (14º colocado entre 16 participantes) e Monte Azul (12º), respectivamente. O currículo do experiente goleiro também inclui os dois clubes mais populares do país: o Corinthians (entre 2007 e 2010); e o Flamengo (entre 2011 e 2015). César Morais atuou pelo Nacional, equipe da capital paulista, que foi rebaixada este mês para a quarta divisão estadual.

Já o matogrossense Carlos Henrique está há cinco anos no futebol paranaense. Este atacante chega ao Paraná Clube após vestir as camisas de PSTC, de Cornélio Procópio, Londrina e FC Cascavel.

O Paraná treina sob orientação do técnico Omar Feitosa para a Série D do Campeonato Brasileiro. A estreia acontece diante do Oeste, no dia 17, em Barueri, cidade da região metropolitana de São Paulo.