Nesta segunda-feira (26), motoristas que passaram pela Avenida Victor Ferreira do Amaral precisaram de atenção e paciência. O trânsito na avenida está interditado desde sábado (24) por conta de obras de duplicação no viaduto do Tarumã, por onde passa a Linha Verde.
A prefeitura informou que a interdição acontecerá até a próxima quarta-feira (28). Os condutores que circulam pelo local precisam estar atentos aos desvios indicados pela sinalização. Os itinerários de ônibus também estão sofrendo desvios por conta do bloqueio e os passageiros precisam estar atentos.
Nas ruas, condutores que vinham de Pinhais e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, enfrentaram fila no início da manhã. Nas avenidas utilizadas para desvio, foi preciso cautela para dividir espaço com o grande fluxo de veículos.
O despachante Sérgio Bubiniak contou que geralmente opta por outros trajetos e, por isso, não teve transtornos para se locomover. No entanto, ele alertou para a dificuldade que os motoristas podem ter nos horários de pico.
Os motoristas que vêm de Pinhais têm duas opções de desvio. A primeira, pelo Bairro Alto e Jardim Social, passa pela Rua Konrad Adenauer. A segunda opção é pelos bairros Cristo Rei e Capão da Imbuia, por meio da Rua General Polli Coelho. O comerciante Rogério Schimitz reclamou do congestionamento.
SAIBA MAIS:
- Bloqueio na Avenida Victor Ferreira do Amaral vai até quarta-feira (28); confira as alternativas
- Corte de árvores altera cenário na Avenida Victor Ferreira do Amaral; região passa por obras de alargamento
- Linhas de ônibus terão alteração de rotas devido as obras do Complexo Tarumã
No sentido contrário, a opção é acessar o desvio pela Rua Frei Orlando ou ainda pela Rua Madre Leonie. O segurança Orestes Fagundes dos Anjos contou que a situação não está fácil por conta do desvio necessário para não passar pela avenida.
A situação também exige paciência de quem vive na cidade de Curitiba. O profissional autônomo Leopoldo Soares mora no Bairro Alto, na capital, e contou que as vias do bairro estão sobrecarregadas por conta do desvio. Por conta do bloqueio temporário, é preciso se organizar.
Mesmo assim, a prefeitura indicou que o bloqueio não deverá passar de quarta-feira (28). Na parte de baixo do viaduto, o acesso é permitido apenas para pedestres e ciclistas. No local, estão sendo instaladas vigas sobre os pilares de sustentação para a criação de novas faixas do viaduto por onde passa a Linha Verde. Agentes de trânsito estão orientando os condutores.
A prefeitura explicou que as obras compõem a revitalização do Complexo Tarumã, contemplando, além do viaduto, a instalação de novas estações de ônibus, a requalificação de ruas, reparos de praças e obras de paisagismo, de iluminação, em calçadas e ciclovias. O projeto começou em fevereiro do ano passado e deve terminar no segundo semestre deste ano.