A chegada da semana mais fria do ano em Curitiba reforça o pedido de Instituições Públicas e entidades para a doação de agasalhos e cobertores para a população de rua. São várias ações

A principal iniciativa na capital é a Campanha do Agasalho. O assessor técnico do gabinete da Fundação de Ação Social (FAS), Anderson Cristian Walter, conta que nesse ano já foram arrecadados 25 mil peças de roupas.

A meta da Prefeitura é passar de 100 mil peças até o fim da campanha, em meados de setembro. Todo tipo de agasalho é bem-vindo, para mulheres e crianças de todas as idades; e em especial as peças de roupas e calçados masculinos, já que os homens são maioria entre aquela população. A distribuição é feita por junto ao Centro de Referência da Assistência Social.

São mais de 100 pontos de arrecadação e doações, incluindo locais parceiros. Todos os endereços estão no site da fas.

Além disso, outras ações estão realizando a coleta de roupas. Uma escola resolveu realizar uma festa junina solidária e colaborativa para arrecadar roupas. A diretora e pedagoga da Escola Pedro Apóstolo, Carolina Paschoal, conta que o propósito era justamente ensinar a importância de partilhar.

A escola já recebeu mais de mil peças.

Além da FAS, outro local que está recebendo doações é são os shoppings Curitiba e Estação. Os locais estão recebendo roupas até o dia 25 junho. Os itens serão destinados para a Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (Afece), que presta assistência gratuita para pessoas de diferentes idades, que possuem algum tipo de deficiência.

No Shopping Curitiba, as doações podem ser feitas no Largo Curitiba (Piso L2), onde também serão aceitos alimentos. No Shopping Estação, os itens podem ser deixados ao lado do balcão do SAC (Piso L1), durante o horário de funcionamento dos empreendimentos. Todos podem doar, clientes, lojistas e funcionários.

Durante os dias de frio a Prefeitura de Curitiba reforça os serviços de abordagem social e acolhimento sempre que há previsão de temperaturas iguais ou abaixo de 08ºC.

A Prefeitura orienta que ao encontrar pessoas em situação de rua entrem em contato com a Central 156, por telefone, site ou aplicativo Curitiba 156.