Quem precisa regularizar a situação financeira neste fim de ano pode aproveitar o mutirão online de renegociação de dívidas, promovido pelo Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) até o dia 30 de novembro.
O mutirão acontece exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos consumidor.gov.br.
Participam da ação mais de 200 instituições financeiras e podem ser negociadas as dívidas contratadas com bancos ou financeiras, além de financiamentos de veículos ou imóveis.
Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o registro na plataforma e aguardar login e senha.
No momento do registro é importante informar telefone e e-mail para contato. Esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.
O Procon orienta que o consumidor, no relato, informe que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas e até quanto pode pagar.
Após finalizar o registro, o banco/instituição financeira terá o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. Terminado o prazo, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.
Para fazer a renegociação de suas dívidas, basta o consumidor acessar o seguinte consumidor.gov.br ou baixar o aplicativo no celular.
Essa é uma iniciativa conjunta com a Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil), Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Banco Central e Senado Federal.