As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) terminam nesta sexta-feira (03). Em Curitiba, 147 cursos ofertam a inscrição pelo programa.

O ProUni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior, como destaca a coordenadora do Prouni no Centro Universitário Integrado de Campo Mourão, Cynthia Burkouski.

Podem se inscrever estudantes que tenham participado da última edição do ENEM com no mínimo 450 pontos na média das notas e que não tenham zerado a redação. A coordenadora reforça que é necessário comprovar a renda familiar bruta mensal.

Para a bolsa integral, a renda familiar bruta mensal deve ser de até um salário mínimo e meio por pessoa, enquanto que para a bolsa de 50% a renda bruta pode ser de até três salário mínimos por pessoa.

A ideia do programa é facilitar o acesso ao ensino superior para alunos principalmente com menor condição financeira.

Foi pelo programa que a estudante Joana Vilas Bôas, entrou no curso de medicina no Centro Universitário Integrado, em Campo Mourão.

O resultado da primeira chamada sai no dia 7 de março e as matrículas, com a comprovação das informações da inscrição, deverão ser realizadas entre 7 e 16 de março.

A segunda chamada será divulgada em 21 de março, com matrículas entre 21 e 30 de março.

Para quem não for selecionado nas chamadas regulares, é possível participar da lista de espera. Para isso, o estudante deve manifestar o interesse nos dias 5 e 6 de abril. A divulgação do resultado da lista de espera e as matrículas ocorrerão de 10 a 19 de abril.

As inscrições devem ser feitas no site: https://acessounico.mec.gov.br/prouni

Também é possível conferir quais são os cursos ofertados:

https://prounialuno.mec.gov.br/consulta/publica/opcao/1/tipo/1

Por: Vinicius Bonato