O programa Aluno Monitor, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), está com matrículas abertas. O projeto oportuniza aos estudantes do Ensino Fundamental, anos finais, e do Ensino Médio atuarem como monitores, tornando-os agentes colaborativos no processo de sua própria aprendizagem e de seus colegas. Os interessados têm até 7 de junho para fazerem a matrícula, diretamente nas instituições de ensino nas quais estejam matriculados.

Segundo a Seed-PR, o programa Aluno Monitor tem como objetivo principal fortalecer o exercício da liderança e o protagonismo estudantil no espaço educacional. Também fortalece o currículo dos participantes para inserção no mercado de trabalho e facilita a participação em programas do Governo, como o Ganhando o Mundo.

Esta edição oferecerá carga horária diferente, com matrículas trimestrais – e não anuais como anteriormente. Com isso, será possível ao aluno adequar a monitoria à sua agenda, possibilitando a escolha do tempo que deseja dedicar ao programa.

Com matrículas interdependentes, válidas por três meses, os estudantes terão computadas 40 horas por trimestre. Caso desejem permanecer na mentoria, podem matricular-se novamente, tendo contadas mais 40 horas, e assim sucessivamente até atingirem as 120 horas totais do programa.

O programa contou com a participação de mais de 28 mil alunos em sua última edição (entre 2023 e 2024), número 27,2%% maior do que na edição anterior, entre 2022 e 2023, quando cerca de 22 mil alunos participaram. Ele está presente em 1.765 colégios de todo o Paraná, somando 2.665 turmas atendidas.

 

*Com informações da AEN
Editado por Lucca Gomes com supervisão de Felipe Harmata