Acaba às 16h desta quinta-feira (11) o prazo das inscrições para o PSS (Processo Seletivo Simplificado) de professores e pedagogos temporários da rede estadual de ensino. As inscrições devem ser feitas no site www.institutoconsulplan.org.br. A taxa é de R$ 40 para o candidato que optar por uma inscrição e de R$ 60 para duas. O pagamento pode ser feito até às 20h do dia 12 de agosto.

Por meio do PSS, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) vai contratar professores e pedagogos temporários para trabalhar em escolas da rede estadual, em todo o Paraná, no ano letivo de 2023. Os contratos poderão ser renovados por mais um ano.

Há vagas na Educação Básica, para todas as disciplinas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), e também na Educação Profissional. São várias novas oportunidades para aulas do novo ensino médio na área de tecnologia, como programação e robótica, e também na área de humanas, como liderança e oratória. O candidato pode optar por fazer uma ou duas inscrições, podendo ser duas na mesma categoria.

Os requisitos mínimos para cada função e mais detalhes do PSS, como os locais de oferta das diferentes vagas, estão disponíveis no edital, em www.educacao.pr.gov.br/PSS.

Seleção – A seleção dos profissionais é composta por prova objetiva, prova de títulos e prova prática (plano de aula e vídeo), todas de caráter classificatório – também valerá na pontuação total o tempo de serviço. As vagas são de até 40 horas semanais para professor e de 20 horas ou 40 horas semanais para professor pedagogo.

A prova objetiva será realizada em 25 de setembro nos municípios-sede dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs). A consulta dos locais de prova estará disponível a partir de 19 de setembro.

Até esta terça (09), eram 88 mil inscrições de mais de 72 mil candidatos, com quase 52 mil provas práticas enviadas.