O prazo de inscrição para selecionar de militares da reserva para ingresso nos colégios cívico-militares (CCM) do Paraná foi prorrogado até o dia 13 de agosto, quase 800 pessoas já se inscreveram.

A quantidade deve suprir a demanda nas escolas, de acordo com a coordenadora pedagógica dos colégios cívico-militares da Secretaria de Estado da Educação.

As inscrições são para o Quadro do Corpo de Militares Estaduais Inativos Voluntários (CMEIV).

O processo seletivo leva em consideração os requisitos estabelecidos na Lei nº 21.327, de 20 de dezembro de 2022, entre eles, o número de vagas, locais de atuação.

Nesse mês o Governo Federal anunciou o encerramento do programa de escola cívico-militares. O Ministério da Educação (MEC) enviou um ofício aos secretários de Educação que deverá ser feita uma transição cuidadosa das atividades para não comprometer o cotidiano das escolas.

Após a decisão o Paraná informou que iria manter o sistema, e que Secretaria Estadual de Educação iria migrar os 12 colégios do modelo federal, do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, para o estadual.

No Paraná, os 12 colégios que migrarão do modelo federal para o estadual estão localizados nas cidades de Curitiba, Colombo e Lapa, na Região Metropolitana, além de Apucarana, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa, Londrina, Rolândia e Foz do Iguaçu. Com isso, as unidades de ensino que seguem o modelo cívico-militar passam de 194 para 206 após a conclusão da migração