O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) fez um alerta para a formação de um ciclone extratropical, nesta quarta-feira (12), na região Central do Rio Grande do Sul. Os ventos podem chegar a até 110 km/hora no estado gaúcho e vão atingir, com menor intensidade, os estados do Paraná e Santa Catarina.

São esperadas rajadas de ventos de até 80 km/hora na região Leste do Paraná, de acordo Marcia Seabra, meteorologista do Inmet.

Segundo o instituto, os ventos perdem força no fim de semana, mas continuam intensos no Litoral paranaense.

A meteorologista alertou sobre a previsão de ressaca no Litoral do estado, que se estende até o Rio de Janeiro.

Assim que o ciclone passar pelo Sul do país, as temperaturas devem cair bastante na região, segundo Marcia Seabra.

O meteorologista e coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Secretária Nacional de Proteção e Defesa Civil, Tiago Molina Schnorr, deu algumas dicas sobre cuidados que a população deve tomar em relação ao ciclone que vai atingir a região Sul.

Para receber alertas da Defesa Civil, basta enviar uma mensagem de texto, um SMS, para o número 40199 com o CEP da residência ou do local de trabalho.

Segundo o Inmet, a intensidade dos ventos será maior nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mas até o fim de semana vão chegar ao Rio de Janeiro, com menor intensidade.