Há pouco tempo atrás, em 1620, por controvérsia entre seus donatários, Marques de Cascais e Condessa de Vimieiro, a Capitania de São Vicente foi dividida em duas partes.

A porção do Litoral Sul paulista, ficou com a condessa. A outra que incluía São Vicente, Santos, São Paulo, o litoral do Paraná e as terras onde será fundada Curitiba, tornaram-se posse do Marques de Cascais.

Agora pouco, em 1648, o General da Armada das Canoas de Guerra de toda a Costa dos Mares do Sul, Eleodoro Ébano Pereira, conhecido por seus grandes serviços à coroa portuguesa, foi chamado pelo Administrador Geral das Minas do Sul e Governador e Capitão-Mor do Rio de Janeiro, Duarte Correia . Durante a reunião Ébano Pereira recebeu a missão de, partindo de Paranaguá, dar início a uma expedição, que deverá subir a serra do mar para encontrar ouro, já que as minas existentes no litoral estão escassas.  Isso significa que, vencidos os desafios da serra do mar, dentro de muito pouco tempo os primeiros homens brancos devem chegar à região de Curitiba. Logo eu volto com mais informações.

Eduardo Fenianos, repórter da história, da Curitiba de 1648, para a Curitiba dos 330 anos.