O vírus da Influenza A predomina, neste momento, na circulação de vírus respiratórios no Paraná, ao lado do vírus sincicial respiratório, responsável pela bronquiolite. Diante disso, a recomendação é pela procura de atendimento médico aos primeiros sinais, pois a administração de Tamiflu em casos de Influenza A tem maior eficácia nas primeiras 48 horas.


SAIBA MAIS


O alerta é do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, em entrevista à CBN Curitiba nesta terça-feira (10). De acordo com ele, a pasta já solicitou mais doses de Tamiflu para o Ministério da Saúde e deve ainda fazer aquisição separadamente. Ainda serão comprados mais de 100 mil testes para diagnóstico rápido da Influenza A, o que ajuda na indicação do tratamento.

Vacina contra Influenza A

O secretário ainda destacou a importância da vacina neste contexto, minimizando os efeitos da doença. A meta é acabar com os estoques da vacina contra Influenza no Estado.

Números da Influenza A no Paraná

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, desde o início do ano até 06 de junho foram confirmados 10.635 casos e 523 óbitos por SRAG hospitalizado no Paraná. Destes, 991 casos e 85 óbitos são de Influenza, sendo que dentre as mortes, apenas nove haviam se vacinado contra a gripe.

Acompanhe a entrevista na íntegra: