A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou na manhã desta quinta-feira, (24), uma operação que resultou na prisão de um homem de 29 anos suspeito de praticar extorsão contra mais de 60 vítimas por meio das redes sociais. A ação aconteceu no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

Conforme a polícia, as investigações tiveram início após o registro de diversos boletins de ocorrência de moradores da cidade, falando que perfis falsos nas redes sociais estavam sendo usados para ameaçar, ofender e divulgar informações íntimas, mentiras ou ofensas contra elas. Segundo o delegado Thiago Lima, responsável pelo caso, para evitar que essas publicações continuassem ou fossem apagadas, os criminosos exigiam pagamento de valores que variam entre 500 e 1.000 reais, feitos via Pix.

O delegado afirmou que a investigação apontou que pessoas comuns, muitas vezes inocentes, acabam sendo usadas como vítimas nesse esquema, que também envolve a participação de terceiros que fomentam o crime.

O criminoso utilizava diversos perfis para realizar as extorsões, fomentando o crime e, muitas vezes, contando com a participação de terceiros que repassavam informações privadas das vítimas. Thiago Lima, delegado da Nuciber, falou que o criminoso tinha um esquema de mensalidade para as vítimas.

Durante a operação, também foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, onde foram apreendidos celulares e computadores. As investigações continuam para identificar todos os envolvidos que vão responder criminalmente por extorsão e por repassar informações privadas de terceiros.

Por: Lucas Marconsoni