Dados do Novo Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgados nesta quarta-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego apontam que o Paraná foi o quinto estado que mais gerou postos de trabalho com carteira assinada no primeiro trimestre de 2025 e sozinho foi responsável pela geração de 10% dos postos abertos no país entre janeiro e março.

O estado gerou 15,6 mil vagas no período, atrás apenas de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais.

Nos primeiros três meses do ano, a Indústria foi a principal impulsionadora desses números no Paraná, sendo responsável por 53% das admissões no mercado formal do estado em março, por exemplo. O mês apresentou uma retração no número de contratações, que não chega a atrapalhar o desempenho do segmento como aponta Mari Santos, economista da Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

Num panorama geral, no acumulado dos últimos 12 meses a indústria paranaense empregou 29.810 novos profissionais — número 79% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior.

Enquanto a indústria manteve saldo bastante positivo em contratações no período, outros setores, como construção civil e o comércio demitiram mais do que contrataram, com saldos negativos de -5% e -8% em março.