A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) lançou na última semana, em Curitiba, a 19ª edição da Agenda Legislativa da Indústria do Paraná. A publicação apresenta o posicionamento da entidade sobre 23 projetos de lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado que impactam diretamente o setor industrial.
Elaborada anualmente pela Fiep, a Agenda Legislativa tem como objetivo registrar a posição técnica da indústria paranaense em relação a proposições relevantes para o setor. O presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, destacou que o documento é resultado de um processo de escuta ativa junto às bases da entidade e reforça o compromisso com o desenvolvimento do Paraná.
Coordenada pelo Conselho Temático de Assuntos Legislativos e com apoio técnico da Gerência de Relações Governamentais da Fiep, a edição deste ano analisou as 852 proposições protocoladas na Assembleia Legislativa em 2024. Dessas, 358 foram monitoradas com mais atenção por apresentarem algum impacto para a indústria, e 23 foram selecionadas como prioritárias. Entre elas, 16 são de interesse geral da indústria — nas áreas de meio ambiente, infraestrutura, sistema tributário, legislação trabalhista, inovação e infraestrutura social — e sete têm impacto setorial, abrangendo os segmentos de telecomunicação, bebidas, alimentício e energia elétrica.
Segundo o coordenador do Conselho Temático de Assuntos Legislativos, Miguel Rubens Tranin, para cada item, a publicação apresenta justificativas técnicas que podem subsidiar a tomada de decisão dos parlamentares.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi, destacou a importância do diálogo entre os parlamentares e o setor produtivo.
Durante o evento, a Fiep também apresentou uma prévia do Observatório dos Pedágios, ferramenta que será lançada oficialmente em breve. A plataforma pretende auxiliar o setor produtivo e a sociedade no acompanhamento das obras previstas nos novos contratos de concessão de rodovias no Paraná.








