O Paraná tem mais de 30,4 mil indígenas autodeclarados segundo o Censo de 2022. Dos 399 municípios paranaenses, 178 apresentaram aumento das suas populações indígenas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São 345 cidades com registro de ao menos um indígena autodeclarado, o que representa 86% do total. Em comparação com os dados do Censo anterior, de 2010, o Estado registrou um aumento de 14% na população indígena, que era de 26,5 mil. O número representa 0,27% da população total do Paraná.

Nesta semana, 11 líderes indígenas tomaram posse como os primeiros representantes do Conselho Estadual dos Povos Indígenas do Paraná: cinco líderes são dos povos Kaingang, cinco dos Guaranis e um do povo Xetá. Outras duas vagas no Conselho serão ocupadas por organizações não governamentais de atuação na defesa dos direitos dos povos indígenas, indicadas após a publicação de um edital.

O presidente do Conselho Estadual dos Povos Indígenas do Paraná, Mauro Rockenbach fala sobre a importância da luta do povo indígena para alcançar estes feitos.

Miguel Alves, representante dos povos originários, fala sobre a carga histórica do processo.

Indiorá Paraná, representante da etnia Xetá, alerta sobre a violência que as mulheres indígenas sofrem dentro do próprio território.

Com informações da AEN.
Editado por Lucca Gomes com supervisão de Felipe Harmata