A vacinação contra a poliomielite tem chamado a atenção das autoridades de saúde no Paraná, pois a imunização está em cerca de 72%, de acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Esse índice está abaixo da meta estipulada pelos órgãos de saúde, que pretende imunizar 95% das crianças menores de 5 anos.

Já em Curitiba, a cobertura vacinal está acima da média estadual em relação à vacina contra a polio. O índice está acima de 91%, de acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde, referentes à vacinação na rede pública e privada da cidade.

Neste domingo (6) o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez um pronunciamento, em rede nacional, para alertar sobre a importância da vacinação contra a doença.

Marcelo Queiroga ressaltou que o empenho em manter os índices de vacinação altos faz parte de uma proposta que foi levada, pelo Brasil, para a Conferência Sanitária Pan-americana.

No Paraná, as vacinas estão disponíveis nos postos de saúde dos 399 municípios. O ministro da pasta afirmou que depende apenas que pais ou responsáveis levem as crianças para tomar o imunizante.

No Brasil, o último caso de infecção pelo poliovírus aconteceu em 1989, na cidade de Souza, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu o certificado de eliminação da poliomielite.