O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) caiu pelo quinto mês seguido no Paraná, atingindo 94,2 pontos em maio, com uma redução mensal de 0,7%, preocupando os comerciantes do estado. Na comparação com o mesmo mês de 2024, a queda foi de 9,2%. Já o indicador brasileiro apresentou elevação de 1,6%, marcando o segundo avanço seguido após quatro meses de queda, com 104 pontos. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (29), pela Fecomércio Paraná.
Segundo a entidade, as condições atuais da economia têm desafiado a classe empresarial do Paraná, fator que despencou cerca de 26% em relação a maio do ano passado.
O subindicador Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) está abaixo da margem de satisfação (100 pontos) para os empresários paranaenses, e marca 64,5 pontos, com variação mensal negativa de 4,2% e uma queda anual de 17%.
Já as Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) são favoráveis, elas somaram 120,4 pontos, com uma elevação mensal de 0,6% em comparação ao mês de maio de 2024, quando teve uma redução de 9,9%.
SAIBA MAIS
O fator Investimentos dos Empresários do Comércio (IIEC) ficou em 97,7 pontos, com leve tendência de alta em relação ao mês anterior (0,2%), mas ainda 2,1% inferior ao mesmo mês do ano passado.
A Fecomércio analisa também que o peso dos fatores macroeconômicos atuais é maior sobre os micro e pequenos empresários, registrando declínio de 4,3% na variação mensal. Nas empresas com até 50 funcionários, o ICEC está abaixo do patamar de satisfação, com 94,1 pontos, e uma redução mensal de 0,7% e uma variação anual negativa de 9,2%.
Nas médias e grandes empresas, o indicador permaneceu em 101,8 pontos, com estabilidade em relação ao mês anterior e uma queda anual de 6,2%. Já entre os médios e grandes varejistas, os valores atuais impactam diretamente nas expectativas, que caíram 5,1% em comparação com abril deste ano.
*Com informações da Fecomércio-PR
Por: Leonardo Sieben, com supervisão de Grasiani Jacomini








