O Índice de Confiança do empresário do Comércio (ICEC) diminuiu 7,9% em janeiro de 2023 no Paraná, de acordo com relatório publicado nesta sexta-feira (10). Os dados foram verificados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). No estado, os gestores de empresas com mais de 50 empregados são mais confiantes do que os que coordenam as micro e pequenas empresas.
A média nacional também teve queda, mas em escala inferior, com os pontos do índice 3,6% menores. Pelo segundo mês consecutivo, a confiança do empresário paranaense está menor do que a média brasileira.
Todos os fatores avaliados tiveram redução sobre as Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC), que mostraram baixa de 13,8%. O fator Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) caiu 4,8% e as Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) diminuíram 3,6%.
O Índice de Confiança é formado por três indicadores que calculam, respectivamente, as condições atuais, a expectativa e os investimentos previstos pelos empresários.