O mês de novembro está chegando e com ele um dos momentos mais esperados por muitos comerciantes, a Black Friday. As promoções, descontos e queima de estoque costumam impulsionar a economia na chegada do fim de ano.

Em outubro, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) cresceu 3,6% no Paraná, segundo o indicador da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

Para o presidente da Associação Comercial do Paraná, Antonio Gilberto Deggerone, o movimento que acontece em novembro é importante para as vendas do comércio. Ele destaca que as empresas tem mais um aliado nos últimos tempos: a digitalização.

Para ele, garantir boas vendas trata-se do bom atendimento, capacitação dos funcionários e também do bom uso de ferramentas inovadoras.

Entre os fatores avaliados, as Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) tiveram a maior alta mensal, com aumento de 4,2%. O economista Hugo Meza lembra que o fator é uma estimativa diante do cenário no momento da pesquisa. Ele reforça que fatores internacionais e a taxa de juros interferem no comércio.

Já os Investimentos do Empresário do Comércio (IIEC) cresceram 3,3%, tanto que em outubro verifica-se a melhor situação atual dos estoques desde novembro de 2021, com 82,1% dos empresários avaliando que o nível de mercadorias é adequado ou está acima do adequado.